Saturday, February 25, 2012

Decoração é a identidade do evento


A decoradora Tatiana Camargo ajeita arranjo de flores para bodas de ouro

Você já imaginou como seria uma festa sem decoração? Um casamento sem flores seria tão bonito quanto um com as cores, as formas e os perfumes destas plantas? Um aniversário de 15 anos sem adereços teria a mesma magia? Acredito que a resposta unânime seja “não”.
O motivo é simples: em um casamento, a decoração é o meio de os noivos transformarem o amor e a felicidade que estão sentindo em uma linda paisagem para ser vista e tocada por seus convidados. No aniversário de 15 anos, pode ser a personificação da inocência e do universo teen da debutante. Em bodas de ouro, é capaz de retratar a essência de viver metade de um século ao lado de quem se ama.
Acima de tudo, a decoração é a identidade dos anfitriões e a imagem de como será a festa perante os convidados. Sendo de tamanha importância, quais são os cuidados para não pecar pelo excesso ou pela falta?
Primeiro, é preciso definir o profissional que realizará o serviço com uma antecedência de cinco meses ou mais, uma vez que, dependendo do profissional, ele já terá a agenda toda comprometida.
Em seguida, há de se definir o local em que será a festa, para que o decorador tenha noção do espaço a ser trabalhado. Em seguida, se atentar aos principais locais da festa. “Um dos lugares mais apreciados são a entrada e a mesa de doces e bolos. Aliás, se os anfitriões quiserem conquistar os convidados por meio da visão e do paladar, é preciso investir muito nessas áreas”, explica a assessora, cerimonialista e decoradora Tatiana Camargo.
O item mais importante numa decoração é a iluminação. “Se for um casamento diurno, basta escolher um local mais aberto e com muitas janelas para a luz natural entrar. Já se for noturno, o casal terá que investir em muitos pontos de luz, afinal, não é muito inteligente gastar num arranjo floral lindo e deixá-lo no escuro, não é?”
Segurança, conforto e circulação também são essenciais na composição de um ambiente mágico. Segundo a decoradora, esses itens mais técnicos são frequentemente esquecidos. “A escolha de mobiliário desconfortável, mal conservado e aquela festa onde ninguém consegue andar direito são a chave para o fracasso. Saber escolher o espaço adequado para o número de convidados é uma arte! Outra é saber distribuir todos os elementos da decoração pelo espaço disponível, afinal o garçom precisa servir bem aquela mesa lá no cantinho. E o pessoal da foto/filmagem precisa de acesso a tudo para trabalhar direitinho”, explica.


Flores representam glamour


Arranjos florais e vela dão o toque sofisticado e romântico à mesa do bolo


Castiçais, espelhos, móveis antigos. Vale tudo para tornar belo e aconchegante o ambiente do evento. Porém, quem dá o toque de glamour são as flores. Para Tatiana, elas não são apenas detalhes de uma decoração, mas sim o que vai definir a beleza e perfume da festa. Por isso, é necessário escolher a flor certa e na quantidade adequada, uma vez que elas estarão presentes na igreja, no salão, nos enfeites de mesa, na lapela do noivo e no buquê das daminhas e da noiva, caso o evento seja um casamento.
“Na igreja, a elegância deve prevalecer na composição floral, porque nada pode tirar o brilho da noiva. Já na recepção, a decoração pode ser mais audaciosa. Portanto, os arranjos das mesas devem ser altos e bonitos e pode-se abusar do uso de velas, que ajudam a compor um ambiente romântico”, aconselha a decoradora.
Outro dado importante é levar em consideração a estação. Em março, por exemplo, angélica e orquídea estão entre as mais fáceis de achar. ”As noivas podem até encontrar flores de seu gosto que não sejam da época, porém, vão pagar mais caro. Preferidas pela maioria, as rosas são mais caras no mês de Junho, devido ao Dia dos Namorados. Em maio, as flores em geral também estão com o valor um pouco mais elevado devido ao Dia das Mães e por ainda ser considerado o Mês das Noivas, apesar de a procura por este mês ter caído. Já as flores mais baratas são: crisântemo, margarida, minimargarida, cravina, gladíolo e girassol. As mais caras são: orquídea, tulipa, copo de leite, lírio, gardênia e gérbera.”
Em meio às mais perfumadas estão jasmim, lírio branco, gardênia, frésia, lavanda, narciso e flor de laranjeira. E, a favorita, sem dúvida, é a rosa.
A profissional bate em uma tecla sempre abordada pela imprensa especializada, mas que ainda gera dúvida. Trata-se de um dos acessórios mais importantes para qualquer noiva. “O buquê não deve combinar com a decoração e, sim, com o estilo do vestido. Ele faz parte do look da noiva. Portanto, deve ser diferente de todo o resto.”
Tatiana destaca também que o acessório é dividido em classes, ou seja, existe o buquê redondo, o buquê em cascata (que não está muito na moda ultimamente) e o de braçada, e cada um deles combina com um estilo ou uma situação.

Cores e ambiente
Móveis, plantas e outros adereços ajudam a compor o ambiente de uma festa


Pode parecer estranho, mas segundo a decoradora, nos dois últimos anos, a combinação de cores mais usada tem sido o rosa com marrom. “Mas gostaria de esclarecer que a escolha das cores não deve vir de modismo. Antes de tudo, os noivos devem determinar qual a é atmosfera que querem transmitir no casamento e, a partir daí, escolheremos cores quentes ou frias, contrastantes ou análogas e por aí vai.”
Importante ressaltar também é o ambiente onde será realizada a festa: se é claro ou escuro, etc. “Tudo isso influencia no clima da festa e a partir daí escolheremos as cores que vão funcionar melhor nesse ambiente. Mas, pessoalmente, prefiro as cores quentes porque uma festa de casamento é alegre, alto astral, cheio de energia e essas cores transmitem tudo isso”, diz Tatiana.

Noivos e profissionais

Em geral, são as noivas que definem toda a decoração, mas devido à experiência, é bom ouvir os conselhos do profissional escolhido. “Escute o que ele tem a dizer, afinal, esse é o trabalho dele. Ele tem experiência e sabe o que está fazendo. Se você fechou com determinado profissional é porque pesquisou referências e está segura, não é mesmo? Então, trabalhe junto com ele, como uma equipe. O bom decorador e cerimonialista vão fazer um trabalho com a cara dos noivos, levando em conta o sonho dos mesmos.”


Economize


Tatiana Camargo dá dicas para quem deseja unir o útil ao agradável; nesse caso, beleza e bom preço. Vamos às dicas:

1)    Convide pessoas que realmente importam e mantém contato com os noivos. Quanto menor o número de convidados, menor será o número de mesas e, consequentemente, de arranjos;
2)    Dê preferência a salões bem conservados que já incluam em seu orçamento parte do mobiliário;
3)    Velas e folhas estão em alta e são bem mais acessíveis que os arranjos de flores;
4)    Utilize peças do acervo da família ou do decorador (o bom profissional está sempre renovando seu acervo),
5)    Casamentos diurnos dispensam alguns itens de decoração. Portanto, sai mais barato.


No comments:

Post a Comment